sexta-feira, 29 de junho de 2012

Antonio E F Pacifico - Novo Nascimento


E NECESSÁRIO NASCER DE NOVO

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:1-3)

Introdução

A princípio, o que chamou a atenção de Nicodemos foram os milagres de Jesus. Desejava saber mais sobre Jesus e as doutrinas que ensinava. O próprio Nicodemos era “o mestre dos Judeus” (Leia Jo 3:10) e tinha grande respeito pelo Mestre da Galiléia. Ele era fariseu e vivia dentro das normas religiosas mais rígidas possíveis. No entanto, nem todos os fariseus eram hipócritas. Nicodemos foi extremamente sincero em sua busca pela verdade. Era um homem de altíssimo caráter moral e de profundo anseio espiritual, mas que sofria de grande cegueira espiritual. A fim de ensinar Nicodemos a respeito das verdades básicas da salvação, o Senhor lhe falou da experiência universal do nascimento. O termo traduzido por “nascer de novo” significa “nascer do alto”. Apesar de todos os seres humanos terem passado pelo nascimento natural neste mundo, caso desejam ir para céu, devem passar pelo nascimento espiritual do alto. Nicodemos não entendeu o que o Salvador dizia. Jesus estava se referindo ao nascimento espiritual, mas Nicodemos não conseguia pensar além do nascimento físico. Pacientemente, Jesus o ensinou que nascer de novo, significa nascer do Espírito. Assim como e necessário pais biológico para que ocorra o nascimento físico, também são precisos dois pais para que se de o nascimento espiritual: o Espírito de Deus (Jo3.5) e a palavra de Deus (Tg 1.18). Na verdade o Espírito de Deus usa a palavra de Deus (Leia Efésios 6.17) e, quando o pecador crê, Deus lhe concede vida espiritual que e o novo nascimento. Uma vez gerado por Deus, sua vida se torna radicalmente mudada.

Objetivo desta mensagem: Destacar três mudanças que o novo nascimento produz na vida de uma pessoa.

I. A pessoa nascida de novo é dominada pelo Espírito de Deus. (Romanos 8.5)

Quem não teve a experiência do novo nascimento, sua vida e dominada pela natureza humana pecaminosa; cujo seu foco e centro é o eu. É uma vida absorvida pelas coisas que fascinam a natureza humana pecaminosa; a vida cuja única lei é os seus próprios desejos; a vida que toma o que quer - onde quer. Em diferentes pessoas esta vida será descrita de diferentes maneiras. Pode estar dominada pela paixão, ou pela luxúria, ou pelo orgulho, ou pela ambição. Sua característica é seus desejos são pelas coisas sobre as quais a natureza humana sem Deus põe o seu coração... Que como conseqüência, receberá o justo juízo de Deus (Romanos 2.5). Que para tristeza nossa - muitos crentes não regenerados, estão inseridos neste tipo de vida que desagrada a Deus.

Entretanto, no coração do homem que teve a real experiência do novo nascimento, está o Espírito de Deus. Ele vive em Cristo, nunca separado dele. Não tem uma mente própria. Cristo é sua mente. Não tem desejos próprios; a vontade de Cristo é sua única lei. Está dominado pelo Espírito, dominado por Cristo, focalizado em Deus.

Estas duas vidas partem em direções diametralmente opostas. A vida dominada pelos desejos e pelas atividades da natureza pecaminosa está no caminho da morte. No sentido mais literal, não tem futuro. Isto se deve a que se aparta cada vez mais de Deus. Permitir que as coisas do mundo dominem completamente a vida é auto-extinguir-se; é um suicídio espiritual; é, novamente no sentido mais literal, a destruição da alma. Ao viver nela o homem torna-se totalmente inapto para apresentar-se perante a presença de Deus. É hostil a Deus; está contra a Lei de Deus e o seu domínio. Deus não é seu amigo (leia Tiago 4;4), mas seu inimigo, e ninguém jamais ganhou a última batalha contra Deus.

No entanto, a vida dominada pelo Espírito, e centrada em Cristo, e focada em Deus, está a caminho da Vida. Diariamente se vai aproximando do céu mesmo que ainda esteja na Terra. Diariamente se assemelha mais a Cristo, é mais um com Cristo. É uma vida em tão firme progresso para com Deus que a transição final da morte é só uma etapa natural e inevitável no caminho. É como Enoque que caminhou com Deus e Deus o arrebatou. Como disse um menino: "Enoque era um homem que ia caminhando com Deus — e um dia não voltou." Portanto, experimente a maravilhosa realidade do novo nascimento é, tenha sua vida totalmente guiada (dominada) pelo Espírito de Deus.

II. A pessoa nascida de novo anda por fé e não por vista. (2 Coríntios 5.7)

Para o autor de (Hebreus 11:1-2) a fé é absolutamente segura de que o que se crê é verdade e o que se espera tem que sobrevir. Não é uma fé que olha para frente com um anelo ansioso; é a fé que enfrenta o futuro com absoluta certeza. Não é uma fé vacilante que se refugia num possivelmente, mas sim que se funda numa convicção.

Nos antigos dias de perseguição levaram a um humilde cristão perante os juízes, o qual lhes disse que nada do que fizessem poderia comovê-lo porque cria que se era fiel a Deus, Deus seria fiel a ele. "Pensa verdadeiramente", perguntou-lhe o juiz, "que alguém tal como você participará de Deus e de sua glória?" "Não o penso", disse o homem, "sei".

Esta fé cristã é tal que rege toda a conduta do homem e domina sua ação. O cristão nascido de novo vive de fé em fé (leia Romanos 1;17). E a fé nas Escrituras é que nos faz agir como agimos.

Podemos distinguir três direções nas que se encaminha, a nossa esperança baseada na fé em Deus.

1. A esperança cristã é confiança em Deus contra o mundo.

Se seguirmos as normas do mundo bem pode ser que obtenhamos folga, comodidade e prosperidade; se seguirmos as normas de Deus pode ser que soframos tribulação, perdas, desconfortos e impopularidade. E bem pode ocorrer que devamos abandonar as recompensas do mundo. A esperança cristã tem a convicção que é melhor sofrer com Deus que prosperar com o mundo. No livro de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego encontram-se em face da alternativa de escolher entre obedecer a Nabucodonosor, dando culto a sua imagem ou obedecer a Deus e ser lançados no forno de fogo ardente. Sem nenhuma vacilação escolhem a Deus (Daniel 3).

Quando Bunyan teve que comparecer perante o tribunal disse: "Com a fortaleza de Deus em minha pobre alma antes de comparecer perante a justiça, peço a Deus que se posso fazer maior bem estando em liberdade que na prisão, conceda-me a liberdade. Mas se não, que se faça sua vontade". Toda a atitude cristã consiste em que, em termos de eternidade, o homem ou a mulher nascido do alto não pode sair perdendo por ser fiel a Deus. O cristão não tem dúvida alguma de que é melhor arriscar tudo por Deus que confiar na recompensa do mundo.

2. A esperança cristã é confiança no Espírito contra os sentidos.

Os sentidos dizem ao homem: "Toma o que desejas: o que pode apalpar e provar, dirigir e desfrutar.

Os sentidos nos aconselham a nos apegar às coisas do momento; o Espírito, pelo contrário nos diz que há algo mais além delas. A pessoa que nasceu de novo crê ao Espírito em vez de aos sentidos.

3. A esperança cristã é confiança no futuro contra o presente.

Há muito tempo Epicuro disse que o fim principal da vida é o prazer. Mas não quis dizer o que muitos imaginam. Quer dizer, insistia em que devemos olhar mais além do imediato. A coisa que no momento causa prazer pode a longo prazo causar tribulação, e neste caso não se trata de algo bom. O que no momento fere com fúria pode, a longo prazo causar felicidade; neste caso trata-se de algo bom.

O cristão tem a segurança de que a longo prazo ninguém pode enforcar ou proscrever a verdade. Está seguro de que "grande é a verdade e no final prevalecerá". No momento pareceria que Pilatos teria esmagado a Cristo. Mas o veredicto do futuro lança por terra o veredicto do momento. O autor de Hebreus continua afirmando que precisamente porque os grandes heróis da fé viveram sobre este princípio desfrutaram do testemunho e da aprovação de Deus. Todos recusaram a grandeza do que o mundo chama "fazer carreira", a segurança do que o mundo chama decisão prudente; e se lançaram totalmente ao lado de Deus. A história demonstrou que tinham razão. Sendo assim, andemos por fé. É andar por fé é, característica de quem nasceu de novo. O escritor aos Hebreus deixou escrito que sem fé e impossível agradar a Deus. (Hebreus 11.6)

III. A pessoa nascida de novo esta livre da condenação eterna. (Romanos 8.1)

Em primeiro lugar - com a expressão agora, Paulo reata com o ponto em que as coisas já haviam chegado em (Romanos 7.6) “que diz que estamos livres da lei”. Dessa forma também foi silenciada a acusação da lei. O desespero de Paulo, conforme (Rm 7.24) que disse: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Atinge como chumbo o eu adâmico, é traspassado pela exclamação: nenhuma condenação. “Ressoa que a vida está justificada”. Os que crêem estão aí ornados com justiça é sobre os mesmos já não há condenação.

Em segundo lugar - essa salvação tem uma localização definida em Cristo Jesus. Essa expressão em Cristo. Fala do nosso relacionamento com o Senhor após te-lo aceitado como salvador. Por exemplo: Cristo junto de nós, conosco, sobre nós, diante de nós, no meio de nós ou em nós. Todas elas têm em comum a idéia da proximidade. Em contraposição, a expressão “nós em Cristo” é presidida pelo fato de pertencermos a Ele, em virtude de termos sido implantado nEle (Rm 6.5), formamos uma associação com Ele, uma única aliança de vida, ou, nas palavras de Lutero: “um bolo”. Sua morte, sepultamento e ressurreição não são meras informações que apenas ouvimos como fatos acontecidos fora de nós, mas de que nós participamos.

Conclusão

Prezado leitor, e necessário nascer de novo confessando Jesus como único e suficiente salvador de sua vida. Com este ato de sua parte... Sua vida será governada pelo Espírito de Deus. O Espírito de Deus lhe conduzirá a andar por fé é, não pelo aquilo que você contempla através de seus olhos físicos é, como conseqüência, você passará a eternidade com Deus no céu repleto de gloria e felicidade.

Antonio E F Pacifico




Nenhum comentário:

Postar um comentário