quinta-feira, 2 de agosto de 2012

William Barclay - O Culto Verdadeiro


O CULTO VERDADEIRO

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.  Tiago 1:26-27

Temos que ser cuidadosos para entender o que Tiago está dizendo aqui. Nossa versão traduz assim as frases iniciais do versículo 27: "A religião pura e sem mácula..." A palavra traduzida religião é threskeia e seu significado não é tanto religião como a expressão religiosa externa mediante ritual, liturgia e cerimônias. É adoração no sentido de parte dedicada exclusivamente ao culto nos serviços religiosos; é culto no sentido em que referimos às distintas classes de culto que se pode achar em diferentes igrejas. O que Tiago está dizendo é isto: "O mais belo ritual e a mais excelente liturgia que podem oferecer a Deus é o serviço aos pobres e a pureza pessoal." Para Tiago o verdadeiro culto não reside em elaboradas vestimentas, prazerosa liturgia, música majestosa e cerimônias cumpridas à perfeição, mas sim consiste no serviço prático à humanidade e na pureza da própria vida pessoal.


Tiago insiste em que as mais belas formas de culto jamais poderão substituir a caridade cristã. É perfeitamente possível que uma Igreja esteja tão ensimesmada com a beleza da arquitetura de seus templos e com o esplendor de sua liturgia que já não sobre tempo nem dinheiro para o serviço cristão prático. E isto é o que Tiago está condenando.

Em realidade Tiago estava simplesmente condenando aquilo que os profetas tinham condenado desde muito tempo atrás. Disse o salmista que Deus era “Pai dos órfãos e juiz das viúvas” (Salmo 68:5). Zacarias se queixava de que o povo ignorasse e endurecesse o coração como a pedra quando era-lhe exigido administrar verdadeira justiça, mostrar misericórdia e compaixão cada um com o seu próximo, não oprimir à viúva, ao órfão, ao estrangeiro nem ao pobre, e não alimentar maus pensamentos contra o próximo (Zacarias 7:6-10). E Miquéias protestava, dizendo que todos os sacrifícios rituais eram inúteis se o homem não praticasse a justiça e amasse a misericórdia, e se conduzisse humildemente perante Deus (Miquéias 6:6-8).

Em todos os tempos o homem buscou fazer do ritual e da liturgia um substituto do sacrifício e do serviço. Fez esplêndida a religião dentro da Igreja a preço de desatendê-la fora da Igreja. De modo nenhum quer dizer isto que seja mau buscar oferecer a Deus o mais nobre e esplêndido culto dentro da casa de Deus. O que sim quer dizer é que todo culto é vão e inútil a menos que impulsione o homem a sair ao mundo para amar a Deus amando a seu próximo, e a conduzir-se em forma mais pura em meio das tentações do mundo.

Fonte: Comentário Do Novo Testamento – William Barclay

Um comentário:

  1. Muitos de nós temos que rever nossos conceitos de adoração a Deus a luz da bíblia. Pois em muitas ocasiões, estamos dizendo com nossos lábios por meio de mensagens cantadas ou pregadas nós cultos, que amamos a Deus e o próximo. Contudo, na pratica, fora das quatro paredes do templo, muita das vezes nosso procedimento tem sido como o do sacerdote e do levita que ao ver um judeu que estava quase morto precisando ser socorrido, passaram de Lado, sem dar a mínima importância com o valor de uma vida que estava a ponto de morrer. (Mt 10: 25-32). Sendo assim, fico me perguntando: Será que Deus esta recebendo nosso louvor nos cultos?

    ResponderExcluir