quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Procuram-se nazireus


Procuram-se nazireus


 O Senhor disse ainda a Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu, terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas. Enquanto for nazireu, não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas. "Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça. Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus. Durante todo o período de sua separação, estará consagrado ao Senhor. (Números 6:1-8)


Nazireu – Não adianta procurar a palavra no Aurélio. Não está lá. Mas está no Dicionário da alma, a Palavra de Deus. É uma palavra feia para descrever um compromisso bonito. Da vida religiosa de Israel, o ofício do sacerdote era hereditário. O profeta atuava mediante uma chamada especial. Só o nazireu se oferecia voluntariamente para o Senhor. Vem do verbo nazar, que significa separar(-se), colocar à parte. Israel, em si, era uma nação separada, colocada à parte. Mas Deus ainda assim precisava de homens separados, "homem ou mulher" (v. 1). A Igreja é a noiva de Cristo, ensinou Paulo. Mas Deus quer indivíduos, homens e mulheres que se coloquem à parte; que se tornem nazireus. Os mais conhecidos nazireus foram Sansão, Samuel e João Batista. O texto especifica o comportamento deles: abster-se de bebidas alcoólicas, não cortar o cabelo, evitar o contato com os mortos. Tais regras têm seus respectivos sinônimos na vida espiritual:


I. O nazireu não podia tomar bebidas alcoólicas (vv 3-4)

No mundo antigo, a uva era símbolo da alegria. O salmista escreveu: "O vinho alegra o coração do homem" (Sl 104.15). Os doze espias, quando retornaram de sua missão, trouxeram um cacho... Por outro lado, o vinho simbolizava também o desejo sensual. O vinho era uma metáfora "dos desejos carnais". Símbolo, portanto, da alegria meramente natural. Para o Sábio, ele levaria o fiel aos descaminhos da desobediência à Lei (Pv 31.5 – "Não é dos reis, óLemuel,... beber vinho... para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito"). Para o profeta, ele abriria espaço para o erro e a sujeira (Is 28.7 – "...até o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo") Na literatura rabínica encontram-se muito freqüentemente ditos populares que depreciam a bebida: 'O vinho traz a lamentação para o mundo'. 'A árvore proibida de que Adão comeu o fruto era uma videira, pois nada faz tanto mal ao homem quanto o vinho'"(AUSUBEL, Nathan. Conhecimento Judaico-I. Rio: Koogan, 1989, p.258). Por isso, Amós 2.12 condena o dar vinho aos nazireus. Abstendo-se da alegria movida a vinho, ou a álcool, o prazer do nazireu estaria somente no Senhor. O nazireu é aquele que já renunciou aos entusiasmos do mundo, aos prazeres que intoxicam a mente e poluem o espírito Ef 5.18 "Não vos embriagueis com o vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". Pergunto: O Senhor é, de fato e sem dúvida, a sua alegria? O estudioso do Velho Testamento, Raymond Brown, tem uma outra observação interessante sobre o assunto: Para ele, o cultivo da uva pressupõe uma sociedade estabelecida. Peregrinos não plantariam vinhas. Sugere Brown que este mundo não é o nosso lar. Somos nômades aqui. O nazireado seria, portanto, uma afirmação da nossa transitoriedade por este mundo. Gosto que Brown lembre que somos peregrinos, e não vagabundos. Percy Ellis estabelece a diferença entre eles: "Ambos estão caminhando. Mas a diferença é que o peregrino tem uma direção definida. “O vagabundo não sabe para onde vai”.

II. O nazieu não podia cortar o cabelo (v.5)

Entre os judeus, o cabelo representava os poderes inerentes à virilidade. Uma analogia era divulgada entre eles, extraída da própria natureza, onde o mais forte dos animais – o leão – tem os cabelos longos. O caso mais típico é o de Sansão Para Brown, seria essa a forma de um nazireu anunciar publicamente o seu voto. Equivaleria hoje ao testemunho cristão. A vida pública do crente revela o conteúdo de sua fé.

III.O narireu não podia tocar os mortos (v.6)

Deus disse a Moisés: "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está imundo por ter tocado num morto" (Nm.5.2). O contato com os mortos torna o nazireu imundo Ef 2.1: "E vos vivificou estando vós mortos em delitos e pecados". O nazireu do Novo Testamento deve fugir do pecado Mesmo que o morto fosse seu pai, sua mãe, seu irmão, ainda assim o nazireu deveria manter distância do cadáver. Vezes há em que um parente mais próximo pode ser exatamente o obstáculo maior ao nosso discipulado. Foi o que Jesus quis dizer ao homem que lhe pediu um tempo. Jesus disse: "Segue-me... Deixa” Jesus é o perfeito nazireu. O autor de Hebreus diz que ele foi “santo, inocente, imaculado, separados dos pecadores" (Hb 7.26).

Conclusão

O nazireu se consagrava ao Senhor. O historiador judeu, Flávio Josefo, registrou um dado curioso; segundo ele, alguns homens faziam o voto do nazireado com o propósito de se livrarem de enfermidades ou de dívidas contraídas em apostas. Ou seja, a tentativa de barganhar com Deus não é uma descoberta da recente Teologia da Prosperidade. É mais antiga do que se pensa. Antiga porque é uma tendência do homem negociar com Deus nos momentos de desespero. Você está seguindo a Cristo para ganhar alguma coisa neste mundo? Então você está perdendo tempo. E, pior, perderá também a alma. Romanos 12.1: "... que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus". Deus procura nazireus hoje. Sou eu um deles? Você é um deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário