Procuram-se
nazireus
O Senhor disse ainda a
Moisés: "Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou
uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como
nazireu, terá que se abster de vinho e de
outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de
outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem
passas. Enquanto for nazireu, não poderá
comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas. "Durante todo o período de seu voto de separação,
nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua
separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua
cabeça. Durante todo o período de sua
separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão
morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a
cabeça o símbolo de sua separação para Deus. Durante todo o período de sua separação, estará consagrado ao Senhor. (Números
6:1-8)
Nazireu
– Não adianta procurar a palavra no Aurélio. Não está lá. Mas está no
Dicionário da alma, a Palavra de Deus. É uma palavra feia para descrever um compromisso bonito. Da vida religiosa de
Israel, o ofício do sacerdote era hereditário. O profeta atuava mediante uma chamada
especial. Só o nazireu
se oferecia voluntariamente para o Senhor. Vem do verbo nazar, que significa separar(-se),
colocar à parte. Israel, em si, era uma nação separada, colocada à
parte. Mas Deus ainda assim precisava de homens separados, "homem ou
mulher" (v. 1). A Igreja é a noiva de Cristo, ensinou Paulo. Mas Deus quer
indivíduos, homens e mulheres que se coloquem à parte; que se tornem nazireus.
Os mais conhecidos nazireus foram Sansão,
Samuel e João Batista. O texto
especifica o comportamento deles: abster-se de bebidas alcoólicas, não cortar o
cabelo, evitar o contato com os mortos. Tais regras têm seus respectivos
sinônimos na vida espiritual:
I. O
nazireu não podia tomar bebidas alcoólicas (vv 3-4)
No
mundo antigo, a uva era símbolo da alegria. O salmista escreveu: "O
vinho alegra o coração do homem" (Sl 104.15). Os doze espias, quando
retornaram de sua missão, trouxeram um cacho... Por outro lado, o vinho
simbolizava também o desejo sensual. O vinho era uma metáfora "dos desejos
carnais". Símbolo, portanto, da alegria meramente natural. Para o Sábio,
ele levaria o fiel aos descaminhos da desobediência à Lei (Pv 31.5 – "Não
é dos reis, óLemuel,... beber vinho... para que não bebam, e se esqueçam da
lei, e pervertam o direito de quem anda aflito"). Para o profeta, ele
abriria espaço para o erro e a sujeira (Is 28.7 – "...até o sacerdote e
o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, estão tontos do vinho,
desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na visão, e tropeçam no juízo")
Na literatura rabínica encontram-se muito freqüentemente ditos populares que
depreciam a bebida: 'O vinho traz a lamentação para o mundo'. 'A árvore proibida
de que Adão comeu o fruto era uma videira, pois nada faz tanto mal ao homem
quanto o vinho'"(AUSUBEL, Nathan. Conhecimento Judaico-I. Rio:
Koogan, 1989, p.258). Por isso, Amós 2.12 condena o dar vinho aos nazireus.
Abstendo-se da alegria movida a vinho, ou a álcool, o prazer do nazireu estaria
somente no Senhor. O nazireu é aquele que já renunciou aos entusiasmos do
mundo, aos prazeres que intoxicam a mente e poluem o espírito Ef 5.18 "Não
vos embriagueis com o vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito".
Pergunto: O Senhor é, de fato e sem dúvida, a sua alegria? O estudioso do Velho
Testamento, Raymond Brown, tem uma outra observação interessante sobre o
assunto: Para ele, o cultivo da uva pressupõe uma sociedade estabelecida. Peregrinos
não plantariam vinhas. Sugere Brown que este mundo não é o nosso lar. Somos
nômades aqui. O nazireado seria, portanto, uma afirmação da nossa
transitoriedade por este mundo. Gosto que Brown lembre que somos peregrinos, e
não vagabundos. Percy Ellis estabelece a diferença entre eles:
"Ambos estão caminhando. Mas a diferença é que o peregrino tem uma direção
definida. “O vagabundo não sabe para onde vai”.
II. O
nazieu não podia cortar o cabelo (v.5)
Entre
os judeus, o cabelo representava os poderes inerentes à virilidade. Uma
analogia era divulgada entre eles, extraída da própria natureza, onde o mais
forte dos animais – o leão – tem os cabelos longos. O caso mais típico é o de
Sansão Para Brown, seria essa a forma de um nazireu anunciar publicamente o seu
voto. Equivaleria hoje ao testemunho cristão. A vida pública do crente revela o
conteúdo de sua fé.
III.O
narireu não podia tocar os mortos (v.6)
Deus
disse a Moisés: "Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do
arraial a todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todo o que está imundo
por ter tocado num morto" (Nm.5.2). O contato com os mortos torna o
nazireu imundo Ef 2.1: "E vos vivificou estando vós mortos em delitos e
pecados". O nazireu do Novo Testamento deve fugir do pecado Mesmo que o
morto fosse seu pai, sua mãe, seu irmão, ainda assim o nazireu deveria manter
distância do cadáver. Vezes há em que um parente mais próximo pode ser
exatamente o obstáculo maior ao nosso discipulado. Foi o que Jesus quis dizer
ao homem que lhe pediu um tempo. Jesus disse: "Segue-me... Deixa” Jesus é
o perfeito nazireu. O autor de Hebreus diz que ele foi “santo, inocente,
imaculado, separados dos pecadores" (Hb 7.26).
Conclusão
O
nazireu se consagrava ao Senhor. O historiador judeu, Flávio Josefo,
registrou um dado curioso; segundo ele, alguns homens faziam o voto do nazireado
com o propósito de se livrarem de enfermidades ou de dívidas contraídas em
apostas. Ou seja, a tentativa de barganhar com Deus não é uma descoberta da recente
Teologia da Prosperidade. É mais antiga do que se pensa. Antiga porque é uma
tendência do homem negociar com Deus nos momentos de desespero. Você
está seguindo a Cristo para ganhar alguma coisa neste mundo? Então você está
perdendo tempo. E, pior, perderá também a alma. Romanos 12.1: "... que
apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus".
Deus procura nazireus hoje. Sou eu um deles? Você é um deles?
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