sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Antonio Renato Gusso - Quem Não Ouve Não É Ouvido



Quem Não Ouve Não É Ouvido

 1. Aconteceu, no quarto ano do rei Dario, que a palavra do SENHOR veio a Zacarias, no quarto dia do nono mês, que é Quisleu.  2. Quando o povo enviou Sarezer e Régen-Meleque, e os seus homens, à casa de Deus, para suplicarem o favor do SENHOR.  3. E para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do SENHOR dos Exércitos, e aos profetas: Chorarei eu no quinto mês, fazendo abstinência, como tenho feito por tantos anos?  4. Então a palavra do SENHOR dos Exércitos veio a mim, dizendo: 5. Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? 6. Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? 7. Não foram estas as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos primeiros profetas, quando Jerusalém estava habitada e em paz, com as suas cidades ao redor dela, e o sul e a campina eram habitados?  8. E a palavra do SENHOR veio a Zacarias, dizendo: 9. Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão.  10. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.  11. Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. 12. Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. 13. E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos.  14. Assim os espalhei com um turbilhão por entre todas as nações, que eles não conheceram, e a terra foi assolada atrás deles, de sorte que ninguém passava por ela, nem se voltava; porque fizeram da terra desejada uma desolação. (Zacarias 7:1-14)

Se fizermos uma visita a algumas livrarias evangélicas logo vamos perceber a quantidade de livros que tratam do assunto oração. De fato é um tema muito importante. Isto mostra o interesse que temos de sermos atendidos por Deus. Podemos ver que um dos discípulos de Jesus, lá em Lucas 11:1, também pediu: Ensinas-nos a orar assim como João ensinou os seus discípulos. Contudo, por mais que inventem, ou busquem, técnicas de oração, muitos não são atendidos. Por que será que isto acontece? Será que Deus não pode responder a tudo? Será que está escondida a técnica correta? Será que não clamamos da maneira certa? Analisando o texto supracitado, vejo que Deus mesmo nos dá a resposta: “Quem não ouve não é ouvido”. Ou seja, quem não atende aos pedidos dele também não tem seus pedidos atendidos.



Objetivo da mensagem: Saber que a obediência é a chave para sermos atendidos por Deus.

1. Deus tem clamado, mas muitos não têm atendido.

O texto mostra que Deus clama, pedindo de forma enfática, mas muitos não têm atendido.

a) Isto aconteceu no passado

Deus por seu Espírito, clamou ao povo pelo intermédio dos profetas (v. 7) e da Lei (v.12). Deus pediu (vs. 8-10): Prática da justiça, bondade, misericórdia e distanciamento do mal. O povo respondeu (vs. 11-12): Endurecendo os corações, não atendendo à Lei, rebelando-se dando as costas ao Senhor, resistindo ao Espírito, não ouvindo seus profetas. 

b) Isto acontece no presente

Deus clama ao seu povo por meio de sua Palavra, de seus profetas, de seu próprio Espírito que habita em nós, e nos mostra os caminhos que devemos trilhar. Ele continua exigindo de nós, entre outras coisas, a prática da justiça, da bondade, misericórdia, que nos afastamos do mal e procuremos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Deus tem clamado, pedido que sigamos as suas orientações, mas muitos não têm ouvido.

Não basta escutar os conselhos de Deus, temos que dar ouvidos, atender, fazer o que ele quer que façamos.

Uma senhora com expressão triste falou ao pastor, na porta da igreja, ao final do culto de domingo à noite: É pastor, eu só venho aqui para sofrer mesmo. O pastor preocupado pergunta: Mas por que isto irmã? Ela respondeu: O senhor domingo após domingo não para de falar dos meus erros. Ao que o pastor torna a perguntar: E por que a senhora não muda? Ao que ela respondeu: Mas é tão difícil, é tão difícil.

O comportamento desta senhora, e o mesmo de muitos, querem ardentemente que Deus responda suas orações, mas não estão ardentemente desejosos em abandonar as praticas pecaminosa. Deus tem clamado por mudança, é nós temos ouvido e atendido?

2. Muitos têm clamado, mas Deus não tem atendido.

O texto mostra que, assim como Deus clama e muitos não o atendem, muitos clamam a Deus, mas ele não os atende também. Deus não é manipulável – seu silêncio é a resposta para aqueles que não querem ouvir os seus mandamentos, conselhos e orientações. 

a) Isto aconteceu no passado

Uma comitiva saiu de Betel e foi até Jerusalém para clamar pelo favor de Deus (v.2). Eles queriam saber se deveriam continuar clamando com jejum e lágrimas (v,3). O profeta mostra que clamar a Deus sem ouvir o seu clamor é perda de tempo (v. 13). Certamente o povo de Israel, antes de Zacarias, quando foi levado para o cativeiro na Babilônia, clamou a todo pulmão por ajuda do Senhor, mas não foi atendido (v. 14).

b) Isto acontece no presente

Deus não muda e o que mais se vê em nossos dias são pessoas clamando e não sendo atendidas. Pedem fazendo jejum e promessas, mas nada recebem. Não recebem, não pelo fato de ter pedido errado, ou por ter faltado algum ingrediente no seu ritual para mover o poder de Deus. Não recebem porque Deus tem clamado a elas e elas não têm atendido. Porque querem ser ouvidas mas não querem ouvir e “quem não ouve não é ouvido”!

Conclusão

Assim foi no passado, assim é no presente e assim será no futuro, pois Deus não muda. Como podemos perceber; o segredo não é clamar da forma certa, é ouvir. Não adianta buscar técnicas especiais de oração. Se queremos as bênçãos de Deus e ter petições respondidas devemos obedecer. Devemos perguntar, por exemplo: O que o Senhor quer da minha vida? Como o Senhor quer que eu atue no lar? No trabalho? Em relação àquele vizinho encrenqueiro. Na igreja? Na escola? Em relação ao meu próximo? Diante da calúnia? Diante das perseguições e outras dificuldades? Devemos lembrar que Deus deseja que obedeçamos a seu filho Jesus “A ele ouvi, diz em Lucas 9:35). Devemos ter sempre em mente, que diante de Deus, quem se faz de surdo, acaba passando por mudo. Fala, fala, fala..., mas não é atendido. “Pois quem não ouve a Deus, nunca será ouvido por Ele.”

Autor: Antonio Renato Gusso



Nenhum comentário:

Postar um comentário