segunda-feira, 9 de julho de 2012

Pão Diário - Felizes


BEM AVENTURADO

Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. (Salmos 32:1)

“Ele só vai parar de beber no dia em que aceitar que não foi ele quem matou o pai”, dizia-me um pastor amigo. Sentimentos de culpa são algo complexo e é importante entendê-los, porque têm grande influência no nosso comportamento.

Davi escreveu a frase acima após ter-se convertido do pecado com Bate-Seba e tê-lo confessado (Sl 51). Percebe-se nesses dois salmos que o seu sentimento de culpa era atormentador, a ponto de Davi afirmar que “o meu corpo definhava” (Sl 32:3). O sentimento de culpa aflige, angustia e infelicita. Uma vida que carrega consigo algo do passado não plenamente resolvido, uma pendência que sempre volta à mente, perturbando o sossego e acelerando o coração, é infeliz e traumatizada, refletindo isso nas atitudes que toma.

Um sentimento de culpa pode causar atitudes agressivas, complexo de inferioridade, atitude critica exacerbada, falso moralismo, amor próprio doentio, dificuldade de relacionamento por excesso de desconfiança, etc. Uma vida assim é infeliz não só para a própria pessoa, mas também para aqueles com quem se relaciona.

A única ajuda para sair desse estado é o entendimento do perdão que Deus dá por meio do sacrifício de seu Filho Jesus Cristo. Perdão do tipo “jamais me lembrarei” (Hb 10.17-18). Esse perdão de Deus pronuncia ao atormentado pelo sentimento de culpa uma nova dimensão, pois o seu fardo, o peso da consciência e a angustia existencial cedem à gostosa sensação de alivio, de esperança, de novos horizontes.

Assim, o perdão tem estreita relação, de novos horizontes. Assim, o perdão tem estreita relação com uma vida satisfatória e feliz. Portanto, um dos primeiros passos para uma vida feliz, satisfatória e cheia de gozo é confessar a Deus sua culpa, seus pecados, suas faltas e frustrações e pedir-lhe uma nova vida por meio do perdão. A confissão do pecado e o perdão de Deus liquidam a culpa.

Extraído Da Bíblia Pão Diário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário