segunda-feira, 9 de julho de 2012

Devocional Para Casal - Família


FAMÍLIA – UM CAMPO DE TREINAMENTO

 Assim, elas trazem condenação sobre si, por haverem rompido seu primeiro compromisso. (1 Timóteo 5:12)


É no ambiente familiar que deveríamos aprender a nos relacionar em cada uma das outras esferas da vida. Se como adultos temos dificuldades em nossos relacionamentos é porque, provavelmente, não aprendemos no lar o que deveríamos ter aprendido. Há duas mudanças importantes pelas quais a família tem passado e que precisam ser compreendidas para entendermos o que ocorre atualmente. Em primeiro lugar, houve a mudança de uma nação rural para urbana. Provocando maior desintegração familiar, estresse, menos tempo de convívio etc. Em segundo lugar o desaparecimento da família tradicional, em que o pai já não é o único supridor da família. Todos têm responsabilidades semelhantes e até crianças, mesmo precocemente, têm muitos afazeres. Há falta de tempo dos membros da família juntos e isto é algo muito sério!

Tais transformações provocam o crescimento do Humanismo (destronização de Deus e entronização do homem), do Secularismo (eliminação do sagrado) e do Materialismo. Tornamo-nos uma sociedade em busca obsessiva por auto-realização, por prazer (Hedonismo) e aquisição de bens. Se o homem (ser humano) é o centro do seu universo, toda sua atenção é canalizada para si. Quando o cônjuge deixa de satisfazê-lo e a família o atrapalha, ele (a) a abandona ou troca-a por outra, mais conveniente. Entretanto, podemos nos tornar melhores e mais realizados pelo complemento que recebemos de nossos cônjuges, filhos, pais, irmãos etc.

Quando Deus instituiu a família, em Gêneses 2 disse: Não é bom que o homem esteja só, ou seja, ele possui necessidades que podem ser parcialmente supridas no contexto familiar. Se ele se fecha, tornando-se egoísta, vivendo apenas para seus interesses, acaba se isolando e tornando-se muito só, mesmo em meio a multidões.

Portanto, o problema fundamental da família é exacerbação do egoísmo motivado pela realização pessoal, pela busca de prazeres e obsessão pelo material, intensificados pela sociedade complicada em que vivemos. Se nos posicionamos firmemente contra essas mudanças nocivas que deterioram a vida, o convívio e o relacionamento familiar; se tentarmos agir com equilíbrio e optarmos por incorporar à nossa vida o ideal familiar divino, certamente seremos exceção em um universo em ruínas.

PENSE NISSO

É muito fácil deixarmos de escutar a voz de Deus em meio ao burburinho alucinante do cotidiano moderno. É muito fácil esquecermos que, segundo Deus, existe mais valor em priorizar nossas famílias do que em uma vida bem-sucedida, principalmente se isto custar a paz emocional de quem nos ama e a quem devemos amar.

Fonte: Devocional Para Casal - Autores: Jaime e Judith Kemp

Nenhum comentário:

Postar um comentário