quinta-feira, 12 de julho de 2012

Missionaria Carla - Princípios para uma vida repleta de vitoria


PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA REPLETA DE VITORIA

1. E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2. Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:1-9)

                                                                    Introdução

O texto desta mensagem mostra-nos Deus comissionando Josué, para dar continuidade ao árduo trabalho de conduzir o povo de Israel a terra prometida, pois Moisés que até então, estava conduzindo o povo à terra de Canaã, havia morrido.


Com este triste fato, a preocupação de Josué é de todo o povo de Deus era notória, pois para herdar a terra de Canaã, eles iriam ter que enfrentar inimigos fortemente armados e treinados para guerrear contra eles. Foi mediante a um clima de insegurança no arraial do povo de Deus, que Deus falou a Josué em relação a seis comportamentos, que ele deveria ter, para que ele pudesse alcançar vitorias sobre as dificuldades que ele enfrentaria, para entrar na terra prometida com o povo de Deus, que agora estava sob sua liderança. É como de fato, sabemos através dos relatos bíblicos, que Deus lhe concedeu todas as vitorias sobre seus inimigos - porque Josué obedeceu ao modo de vida que Deus lhe falou. Dito Isto, quero nesta oportunidade em que tenho de ministrar a palavra de Deus neste culto voltado para os Jovens, falar a vocês - e aos demais participante deste culto, sobre seis princípios comportamentais que Deus orientou a Josué é que por sinal fez dele um vencedor por te-los colocado em pratica - para que cada um de nós, a semelhança de Josué, coloquemos em pratica também, e como conseqüência conquistaremos as vitorias que tanto necessitamos em meio a tantos obstáculos que enfrentamos - para tentar deter a nossa caminhada rumo a Canaã celestial.

Princípios nº I: Fique De Pé

Em meio às incertezas quanto ao futuro por causa da morte de Moisés, Deus disse a Josué “... levanta-te, pois, agora...” v.2. - Ou seja, fique de pé, levanta a cabeça e não permita que seu coração desfaleça. Moisés na verdade morreu, mas eu estou vivo, a morte não tem poder sobre Mim, porque “Eu Sou Deus”. Quem sabe você jovem, adolescente, casais de todas as idades, ancião, anciã, obreiros e você que talvez esteja neste templo pela primeira vez, se encontra preocupado quanto ao seu futuro. Certamente muitos jovens presentes neste culto, estão tristes por acreditar que seus sonhos já morreram. De igual modo, outros que estão me ouvindo, já perderam a esperança porque a enfermidade em seu frágil corpo se agrava a cada dia. Pais que estão em desespero, por não saber mais o que fazer para que seu jovem filho fique firme na presença do Senhor. Casamentos que estão sendo despedaçado, como um copo que após cair no chão, se transforma em vários cacos de vidros, pontiagudos praticamente irrecuperáveis é outras inúmeras situações complicadas, que muitos de vocês que me ouvem, estão enfrentando, e que estão lhes causando intensa dor em vossos corações. Contudo, escuta o que Deus diz para você: “levanta-te” – “fique de pé” – “levanta a cabeça” e alegre-se em “Mim”. Pois e verdade que Deus sabe, que tem pessoas aqui, que de alguma forma se encontra insegura, em relação a algumas áreas de sua vida. Entretanto, Deus continua dizendo: Levanta-te, Pois “Eu Sou Deus”, que seguro em tuas mãos, para te sustentar sempre de pé, fazendo com que você vá triunfando de batalha em batalha até vencê-las uma após uma.

Princípios nº II: Avance Sempre

Em meio às incertezas disse Deus a Josué: “levanta-te” v.2 – No entanto, levantar, ou ficar de pé somente, não resolveria a situação. Ciente desta realidade, Deus seguiu dizendo a Josué “... passe este Jordão...” v.2. Em outras palavras, avance sempre Josué, pois a vitoria que tenho reservado para você e meu povo, esta do outro lado do rio Jordão. Deus tem uma lição importante para transmitir a cada ouvinte neste momento. Muitos dos que estão aqui, têm até se mantido de pé, tem ficado firme mesmo em meio a aflições que tanto tem lhe assolado. É como resultado desta postura, você tem recebido uma boa dose das bênçãos de Deus. Mas Deus tem muito mais para lhe dar. Por isto Deus diz a você para “avançar sempre”, a dar mais um passo em direção ao rio Jordão, a mergulhar no oceano do Espírito, a não contentar com as experiências que você teve com Deus ontem, mas a todo o momento, buscar mais de Deus. O rio Jordão tipifica impedimento, pois o que estava separando o povo de Deus da terra prometida era o rio Jordão. Josué e o povo sobre sua liderança, já havia recebido muitas bênçãos da parte de Deus. Entretanto, eles tinham que avançar, para que as bênçãos de Deus sobre eles fossem completas. Jovens, para que seus sonhos se tornem em realidade - e preciso que vocês avancem na busca deles confiando em Deus. Quanto a você que esta enfermo! De um passo de fé, e seja curado em nome de Jesus. Avance, avance sempre bem encostadinho em Jesus. Deixe Deus te conduzir em meio às ondas das lutas que estão bramando contra sua vida. Escuta com atenção o que vou te dizer: Não pare, não fique somente de pé pensando em como você vai fazer para solucionar o seu problema. A palavra de Deus para você e esta: Avance, avance sempre de cabeça erguida, pois grandes são as bênçãos de Deus para tua vida, não se preocupe, pois Deus vai abrir o rio Jordão (tirar o impedimento) para você passar.

Princípios nº III: Seja Esforçado.

Para uma pessoa ser bem sucedida na busca de seu objetivo, e necessário que ela seja esforçada. Por isso, além do que Deus já tinha falado a Josué, Ele acrescentou um ingrediente, que não pode faltar na vida de quem deseja ser um vencedor dizendo: “... esforça-te...” v.7. - No versículo 5, Deus havia dito, que assim como Ele foi com Moisés - Ele seria também com Josué. Mesmo Deus prometendo estar com Josué, Ele disse que Josué teria que esforçar para entrar na terra prometida. Em nosso relacionamento com Deus... Tem a parte que compete a Deus realizar, e a parte que e de nossa competência fazer. Em relação à parte que compete a Deus, Ele e impecável, nunca falha, nunca decepciona, e nunca faz pela metade. Lembra quando o homem fez a parte que lhe cabia tirando a pedra do túmulo! (João 11.41) Jesus longo entrou em ação e bradou: Lázaro, saia para fora, e Lázaro ressuscitou e saiu para fora do túmulo (João 11:43-44). Mas imagina o esforço que as pessoas tiveram que fazer para tirar a pedra do túmulo. Estou falando nesta hora para jovens que tem desejo de ser pregador da palavra de Deus, para jovens que querem ser bem sucedido no ministério de louvor, para jovens que almejam ser bons mestres no ensino da palavra, para jovens que querem cursar uma faculdade, para serem bem sucedidos na vida profissional. Para quem almeja o que acabei de lhes dizer, a palavra que profiro para você é esta: “esforça-te”. Faz a sua parte se esforçando na leitura da palavra de Deus, esforça-te nos ensaios e na oração para que seu louvor chegue a Deus como um aroma suave em suas narinas, não desista em meio às dificuldades que você enfrentará para entrar para faculdade. Não pense que você alcançará o que deseja sem que você mesmo esforce muito. Deus sempre trabalhou para que seu povo entrasse na terra que Ele prometeu, e eles entraram, porque entenderam que tinham que esforçar para conquistar à tão sonhada terra de Canaã. Deus esta trabalhando para levantar muitos jovens aqui para trabalhar na sua seara. No entanto, Deus requer de cada jovem mais esforço, mais compromisso com Ele, mais tempo de oração, mais comunhão com Ele, mais renuncia, mais desejo de viver para Deus do que para si mesmo. Josué tinha desejo de conquistar a terra, e ele se esforçou, e Deus lhe deu a vitoria. Quero lhes falar uma verdade incontestável, e oro a Deus para que vocês jamais esqueçam o que vou lhes dizer. Todos que estão aqui, têm sonhos e projetos de vida a ser conquistado, se cada um de vocês “esforçarem” - sem jamais desfalecer para conquistar a sua terra prometida. Ou seja, a tua necessidade que você tem colocado diante de Deus. Assim como Deus foi com Josué, Ele será com você, para te ajudar a conquistar a promessa que Ele já lhe fez.

Princípio nº IV: Seja animado

Conta-se uma história que o diabo resolveu vender as ferramentas que usava: Ódio, malícia, inveja, enfermidade, e muitos outros usados para enfraquecer e desviar as pessoas de Deus. Num canto estava um chamado "desanimo". Parecia bem gasto, era o mais caro de todos, por que aquele instrumento custava tanto? "Bem”, é porque esse é o mais fácil de usar, pois ninguém sabe que pertence a mim. Com este instrumento eu posso arrebentar a porta do coração com mais facilidade do que qualquer outro. “O desânimo faz com que as pessoas desistam e deixem o caminho de Deus”. Esta história ilustra uma verdade pouco reconhecida. Não se ganha nenhuma batalha com desânimo. Desânimo é sinônimo de fracasso. É Deus não querendo que Josué fracassasse, já foi logo lhe dizendo: “... tem mui bom ânimo...”. Irmãos e Irmãs - tenham muito bom animo para ser um aluno assíduo na escola dominical, tenham muito bom animo para buscar Deus em oração, tenham muito bom animo para evangelizar, tenham muito bom animo para cultuar a Deus, tenham muito bom animo para perdoar, tenham muito bom animo para amar, tenham muito bom animo para interceder pela igreja perseguida em vários lugares no mundo. Jovens - tenham muito bom animo para serem obedientes aos seus pais, tenham muito bom animo para serem prestativos na obra do Senhor - não permitam que a ferramenta que o diabo tem usado chamada “desanimo” faça parte de sua vida. Deus tem compromisso com os que têm muito bom animo. Josué foi um homem que alcançou as promessas de Deus, porque não deixou o “desanimo” tomar conta de sua vida. Sejam animados como foi Josué, e Deus vai usar vocês para impactar esta geração tão carente de Deus. Portanto: A cada um de vocês, Deus diz: Tenham muito bom animo.

Princípio nº V: Não perca o alvo

O alvo de Josué era a terra de Canaã. É quando temos um alvo, não podemos perder ele de vista. Com o objetivo de encorajar Josué, Deus lhe disse: “... não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda...” v.7. – Assim como Josué tinha um alvo e não podia desviar dele - nem para direita e nem para esquerda. Nos temos como alvo o céu. Paulo disse que nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, (Filipenses 3:20). Nosso alvo e Cristo (Hebreus 12.2). Estamos aqui apenas de passagem, pois somos como peregrinos e forasteiros em terra alheia (1 Pd 2.11). Nossa missão neste mundo como igreja, e dizer que “Jesus e o Senhor”. É proclamar que no “nome de Jesus” há poder para salvar, para libertar o homem da escravidão do pecado, para curar os enfermos, para ressuscitar mortos, para alcançar o inalcançável, para trazer à existência aquilo que não existe, para curar as feridas dos corações machucados pelas adversidades da vida, para anunciar que em Jesus, cada pessoa encontra todas as respostas que ela precisa, para ser mais do que vencedora. Cristãos que me ouvem, este e o alvo de Deus para cada um de nós, enquanto estivermos neste mundo. Portando, “não te desvies deste alvo, nem para a direita é nem para a esquerda”.

Princípio nº VI: Alimenta-se da palavra de Deus.

Toda orientação que Josué precisava para viver de acordo com a vontade de Deus, encontrava-se a sua disposição no livro da lei (Palavra de Deus). Sendo assim: Deus lhe disse: “... medita nele dia e noite...” v.8. - Certa vez Jesus disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4). Cada um de nós precisamos continuamente alimentar-nos da palavra de Deus. Pois ela e uma fonte geradora de vida (Salmos. 119:107). Revela-nos a vontade de Deus (2Timóteo 3.16). Aproxima-nos de Deus (João 14:23). Capacita-nos para sermos frutíferos (Salmos 1:1-2). Capacita-nos para andarmos pela fé (Romanos 10.17). Enche-nos de alegria (Provérbios 3.17). Traz paz aos nossos corações (Salmos 119.165). Nos da força (Provérbios 24.5). Nos torna cheio de sabedoria e entendimento (Salmos 119.130). Liberta-nos do pecado (João 8:31-32). Purifica-nos (Salmos 119.9). Separa-nos do mundo (João 17:14). Admoesta-nos (Salmos 19.11). É eficaz (Hebreus 4.12). Coloca-nos diante daquilo que e bom (Provérbios 16.20). Mostra-nos o caminho certo (Isaias 30.21). Você que esta me ouvindo, esta conseguindo perceber os inúmeros benefícios que a palavra de Deus proporciona ao homem? Por isso Deus falou a Josué, para ele meditar nela de dia e de noite. A semelhança do que Deus disse a Josué. Vejo a necessidade de dizer a todos que estão neste templo me ouvindo. Alimenta-se da palavra de Deus! Medita nela - de dia e de noite - e viva em novidade de vida para gloria de Deus.

Conclusão

Devemos ficar de pé mesmos em meio às incertezas quanto ao futuro. Devemos avançar sempre mesmo contra as altas ondas do rio Jordão (impedimento) a nossa frente. Precisamos ser animados na busca de nossos sonhos, com os nossos olhos e toda a nossa atenção no alvo que não podemos perder de vista. Necessitamos alimentar-nos da palavra de Deus para que a mesma nos fortaleça. Foi com esta postura de vida que Josué venceu todas as batalhas. Você quer ser vencedor também? Coloque em pratica estes seis princípios praticados por Josué - que certamente vai lhe proporcionar uma vida repleta de vitorias.

Missionária Carla

Um comentário:

  1. Missionaria Carla - Que Deus continue lhe usando tanto através da mensagem pregada, como também através da mensagem cantada, para gloria de Deus.

    ResponderExcluir