segunda-feira, 9 de julho de 2012

Antonio E F Pacifico - Vencedor


SEJA UM VENCEDOR


"A quem vencer." (Apocalipse 3 : 12)

Introdução

Conta-se uma história que o diabo resolveu vender as ferramentas que usava: Ódio, malicia, inveja,enfermidade, e muitos outros usados para enfraquecer e desviar as pessoas de Deus. Num canto estava um chamado "desanimo". Parecia bem gasto, era o mais caro de todos, porque aquele instrumento custava tanto? "Bem, é porque esse é o mais fácil de usar, pois ninguém sabe que pertence a mim. Com este instrumento eu posso arrebentar a porta do coração com mais facilidade do que qualquer outro. O desânimo faz com que as pessoas desistam e deixem o caminho de Deus".  Esta história ilustra uma verdade pouco reconhecida. Não se ganha nenhuma batalha com desânimo. Desânimo é sinônimo de fracasso.

Pensamento da Mensagem: "Você já viu alguém que "corre atrás" vencer alguma corrida? "

Frase de transição: Nesta mensagem quero abordar sobre três princípios, que se o cristão praticar será um eterno vencedor.

Principio nº I - Tenha fé que Cristo nunca te abandona.

"E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos". (Mateus 28:20)

Esta foi umas das promessas mais confortadoras que Cristo fez para os cristãos de todas as gerações, ou seja, independente das circunstancias que estejamos à presença de Cristo e um fato incontestável. Havia um casal de ateus que tinha uma filha. Os pais jamais lhe falaram de Deus. Uma noite, quando a menina tinha cinco anos, seus pais brigaram e o pai atirou em sua mãe. Em seguida o pai suicidou-se. Tudo isto diante da menininha. Ela foi enviada a um lar adotivo. Sua nova mãe levou-a para a igreja. Nesse dia a mãe explicou ao pastor que a menina jamais havia escutado falar de Jesus é que eles tivessem paciência. Na escola dominical o pastor falou no nome de Jesus e perguntou a todos: "Alguém sabe quem é esta pessoa?" A menininha respondeu: "Eu sei”.  Esse é o homem que estava segurando na minha mão, na noite em que meus pais morreram. "Temos que ter essa percepção desta menina, que e exatamente nos momentos mais críticos da nossa vida e que Cristo segura em nossas mãos. É bom deixar notório sobre uma realidade que faz com que Cristo abandone um homem, essa realidade chama-se pratica de pecado. Certa ocasião em alto mar, no meio da tripulação de um navio existia um marujo que pelo fato de ser crente, novo convertido, era motivo de insultos e zombarias por parte dos seus colegas. Num belo dia, o capitão do navio, reunindo os marinheiros no convés, pegou uma luneta é, de um lado para outro, começou a olhar no horizonte. Olhava, olhava até que os marinheiros, curiosos, quiseram saber do que se tratava. Aí o capitão, tirando os olhos da luneta, dirigiu-se ao marujo crente e lhe disse: Olhei por todos os lados. Olhei e cansei de olhar, mas não consegui ver a Deus. Então o marujo, levantando-se, tomou a Bíblia, e abrindo-a no livro de Mateus, capítulo 5, versículo 8, leu esta jóia rara do Amado Mestre: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus". Jamais aquele capitão poderia ver a Deus. Os males do seu pecado o deixaram em trevas, a ponto de não poder enxergar a Deus e adorá-lo em espírito e em verdade. Tais pecados não só impedem que Deus nos ouça as orações e estenda-nos as mãos para nos abençoar, como também impedem nossa própria visão das coisas espirituais. Não é de admirar que exista muita gente  vivendo totalmente cega espiritualmente. "Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"( Mt 6.23). "De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados “(At 28. 26,27). Dez espias voltaram com um relatório baseado na realidade da situação. "Há gigantes na terra! “Não temos a menor possibilidade de vencer essa batalha”. Josué e Calebe viram duas realidades: os gigantes e o Deus que os fez. Eles retornaram entusiasmados com a chance de ver o poder de Deus agindo. "Vamos até lá, agora mesmo. Essa terra é cheia de leite e mel e nós servimos a um grande Deus. Facilmente ele nos levará para essa terra e nos dará a vitória. “Vamos em frente”. Assim como Calebe e Josué, vá em frente, pois Deus esta contigo. 

Principio nº II: Esforça-se

"na batalha se esforçaram", (Hebreus 11 : 34)

Dois homens que eram excelentes atletas quando adolescentes. Ambos tinham potencial para atingir o nível de esporte profissional. Um deles buscou diligentemente aperfeiçoar seus pontos fortes, trabalhando arduamente para sobrepujar suas fraquezas. Finalmente ele atingiu o nível máximo dentro de seu esporte e tornou-se uma estrela por mais de uma década. O outro, que tinha a mesma idade e havia crescido na mesma cidade, simplesmente ficou à espera que a oportunidade lhe fosse oferecida. Quando cometia erros, apresentava desculpas em vez de reconhecer suas falhas e trabalhar para vencer as deficiências de sua performance atlética. Ao invés de se tornar uma estrela, escolheu se deixar dominar pela preguiça. Por lhe faltar esforço o mais perto que ele conseguiu chegar do esporte profissional foi comprar entrada para assistir a uma partida. Ser cristão significa ter energia e atividade. Pode-se comparar a um peixe. Um peixe vivo e saudável está constantemente nadando contra a corrente do rio. O mais fácil para ele fazer seria flutuar pelo rio, mas ele tem uma inclinação natural para lutar contra a corrente. Um peixe morto ou doente, por outro lado, faz pouco ou nenhum esforço. Ele simplesmente flutua na maré baixa com os mais fracos e outros entulhos. De algum modo, isso descreve sua vida espiritual? Você se parece com o peixe que se esforça e nada contra as correntezas da vida para chegar mais perto de Cristo? Ou você se parece com o peixe morto e doente que a semelhança deles se contenta em flutuar na vida com os fracos e derrotados espiritualmente. Quantos que se propõem a mudar de jeito, de vida, de situação. Mas não esforçam... É como se um cadáver dissesse: "Mediante grandes esforços próprios, sairei desta urna, deste caixão, e serei de novo um homem vivo". Porém, falta uma força que venha de fora dele mesmo. Você não poderá vencer os maus hábitos nem romper as cadeias que o prendem. Você necessita de ajuda; necessita de Cristo!  

Principio nº III – Dependa de Deus.

“porque sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15:5)

O versículo em apreço esta inserido num contexto em que Cristo fala de videira, dar frutos etc. Sendo assim, vamos comentar esta parte usando a figura de uma planta, pois algumas delas servem para diversas finalidades. Quero destacar a planta chamada boldo. Quando as pessoas não estão bem do estomago. Elas amassam as folhas do boldo e colocam num copo com água e bebem. Elas contêm essenciais que ajudam o mal-estar da alimentação que geram problemas estomacais. Principalmente nos alimentos que causam ou afetam a sensibilidade das floras intestinais. Porém existem outras lições que podemos aprender com o boldo. Cuja experiência, fora confirmada, por práticas vistas. Experimente retirar uma muda de boldo, e corta em quantas partes quiser. Depois, plante em vários lugares. Logo, descobre-se que aquele ramo plantado, irá criar raízes, firmar seus raminhos e logo se tornará uma planta com folhas, embelezando todo o local. Assim deverá ser a vida dos cristãos. Por mais que o mundo tente afligi-lo, cortá-lo, desfalecê-lo, são semelhantes ao ramo do boldo. Ele renasce como um rebento em terra seca. Quando cai a primeira chuva, ele torna a ser novo. Portanto, para extrair lições dessa planta. É mister estar ligado ao Senhor dos Ramos, Jesus, Ele mesmo havia dito aos seus discípulos que sem Ele nada eles poderia fazer. Significa que se estivermos ligados a Ele - a produção de frutos ou novo rebento surgirá de dentro de você dando muitos frutos para Deus. Quando tudo o que você tem é Deus, então você tem tudo o que precisa. E importante saber que "Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus".

Conclusão

E urgente que tenhamos uma fé solida em Cristo. Aliado a fé, precisamos esforçar para alcançarmos nossos objetivos sempre dependendo de Cristo. Pois temos um gigantesco objetivo que precisamos alcançar, que é vencermos a nos mesmo. Vencer os outros é ser vencedor. Vencer a si mesmo é ser mais do que vencedor. Isso porque os inimigos internos em nos - que são as mas obras da nossa natureza pecaminosa, são mais poderosas do que os nossos inimigos externos. Derrotar os inimigos internos é um grande desafio para os servos de Deus, possível de ser alcançado somente com o poder de Deus operando em nos. 

Antonio E F Pacifico

Nenhum comentário:

Postar um comentário