terça-feira, 17 de julho de 2012

Devocional Para Casal - A Chave Do Perdão


A CHAVE DO PERDÃO

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:35)

Neste texto Jesus conta uma história que vou transportar aos dias de hoje: um rico fazendeiro de Minas Gerais chamou um de seus funcionários que lhe devia considerável quantia, com o propósito de cobrá-lo. Mas o pobre homem não tinha nenhuma possibilidade de saldar a dívida. Seu patrão ameaçou prendê-lo e confiscar seus bens em troca de débito. O empregado, desesperado, implorou reverentemente ao fazendeiro que tivesse paciência, prometendo pagá-lo em Breve.  Penalizado, o patrão perdoou aquela dívida, o que deixou aquele homem muito aliviado e feliz. Saindo da casa do fazendeiro, ele encontrou um colega que lhe devia uma pequena soma, aliás, irrisória. Após cobrá-lo e recebendo como resposta a impossibilidade do pagamento, o empregado tornou-se violento agarrando o colega devedor, tentando sufocá-lo.


O outro, coitado, humilhado, pedia paciência, um pouco mais de tempo, mas tudo inútil. Sem conseguir nenhuma piedade e clemência, viu-se denunciado e preso. Algumas pessoas que presenciaram o ocorrido foram contar ao fazendeiro o modo implacável como aquele homem tratara seu colega. Sendo assim, este mandou chamar novamente o seu funcionário e lhe disse: Eu soube o que aconteceu e acho que você é um homem de índole má. Perdoei sua dívida porque você suplicou que eu o fizesse; penso que sua reação para com seu amigo, que lhe devia quantia tão pequena, deveria ser a mesma. Decidi voltar atrás e agora quero que me pague integralmente o que me deve, senão também o levarei à prisão.

Dentre tantas lições que podemos aproveitar desta história a respeito do perdão, a principal e mais importante, é a imensa quantia que o empregado devia ao seu patrão e que este generosamente perdoou. Por outro lado vemos a ínfima soma que este mesmo empregado se recusou a perdoar de um seu igual.  Naquilo que quis ensinar com esta história, Jesus simboliza Deus como a patrão, e nós, como sendo o empregado. A chave do perdão incondicional no relacionamento e reconhecer o quanto Deus nos perdoou ao oferecer Cristo na Cruz para morrer por nós.
PENSE NISTO

Aceitação verdadeira requer uma disposição de ser vulneral às dores e desilusões de um relacionamento imperfeito. Para alcançar esta aceitação, precisamos, continuamente, perdoar nosso marido, ou esposa.

Fonte: Devocional Para Casal - Autores: Jaime e Judith Kemp

Nenhum comentário:

Postar um comentário